quinta-feira, 17 de novembro de 2011

HIPERTEXTO


   O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção de conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
   Hipertexto? Mas qual seria o significado dessa palavra?
   O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
  Vantagens de se trabalhar com hipertexto:
- Os alunos aprendem através de diversas fontes;
- Contribui para a construção individual e coletiva do conhecimento;
- É uma ótima ferramenta pedagógica;
- Leva a inserção do aluno ao mundo digital;
- Proporciona uma interação mais efetiva entre aluno e professor;
- Torna realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas;
- Vem abolir as fronteiras que separam as áreas do conhecimento.
   O hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação, vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos. Ele permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação á construção textual, flexível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário