quinta-feira, 17 de novembro de 2011

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


            Desde quando estudava, a escola era minha paixão. Sempre fui uma ótima aluna, dedicava todo o tempo que podia para estudar. E o meu sonho era imaginar que um dia pudesse ser professora, mas tinha vergonha até de falar para os outros, achava quase impossível, porque eu não tinha estudo suficiente para lecionar e os obstáculos eram muitos, inclusive o meu marido era contra. Mas lutei com todas as forças e consegui estudar, para minha felicidade até pós-graduação fiz.
            Formei em um ano e no ano seguinte consegui uma escola para trabalhar. Comecei como contratada, depois prestei o concurso e passei, há quatorze anos estou trabalhando na Escola Municipal com muito orgulho e realizo o que sempre sonhei. Sei que não é fácil, mas é gratificante, porque o ensinar é gostoso e emocionante. Atualmente, leciono o 4º ano, mas prefiro trabalhar com alunos do 1º e 2º ano.
            O ensinar não tem “receita pronta”, é preciso levar os alunos a despertar para a aprendizagem construindo o conhecimento. Gosto muito de trabalhar com textos, dos mais variados possíveis, principalmente aqueles usados pelos alunos no dia-a-dia. Só teoria cansa, mas a pratica impulsiona.
            Hoje, vejo a facilidade que muitos alunos tem de reconhecer gramática dentro de qualquer texto e penso: realmente é preciso esquecer um pouco o tradicional e partir para o completo, valorizando a bagagem que o aluno traz; isso é inovar!
            Como aprendiz, estou sempre buscando cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação, para enriquecer minha pratica pedagógica, sei que o caminho é este, buscar, renovar.
O professor precisa estar em constante mudança na sala de aula ou no cotidiano, estou sempre fazendo descobertas.   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário